sábado, 24 de setembro de 2011

Risoto de Bacalhau

Ingredientes (receita para 6 pessoas)


- 2 colheres bem cheias de sopa de azeite

- 1 colher generosa de manteiga (ainda dura)

- 1 cebola grande ralada

- sal a gosto

- alho picadinho

- 3 xícaras bem cheias de chá de arroz para risoto (o mais conhecido é o Arbório)

- 100ml de vinho branco seco

- 500gramas de bacalhau em lascas (passe o bacalhau por 3 águas durante o dia – água filtrada e gelada)

- queijo parmesão ralado

- 2 1/2 de caldo de legumes ou caldo de peixe (3 cubinhos)

- azeitona preta picadinha

- 4 tomates picadinhos em cubos



Preparo

Etapa 1

Aqueça o caldo. Em uma outra panela aqueça o azeite. Adicione a cebola e o alho e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar e nós vamos para a segunda etapa.



Etapa 2

Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Experimente o arroz até que ele esteja no ponto. Ao aproximar-se desta etapa, reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando, de modo que quando ele estiver al dente, fique levemente úmido, mas sem caldo. Acrescente as lascas de bacalhau, a azeitona e o tomante, antes de terminar de acrescentar o caldo. Talves você não usará os 2 1/2 de caldo, mas talves sim.



Etapa 3

Quando o arroz estiver o ponto, abaixe o fogo e adicione a manteiga no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará a dar brilho no seu risoto. Desligue o fogo e acrescente o queijo parmesão. Depois de tudo isso, experimente, se estiver faltando sal, salpique um pouco, misture, passe para uma travessa bonita e sirva imediatamente

Nenhum comentário: