segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Torta de chocolate e maracujá


Acessório:




1 forma redonda de 28cm de diâmetro.Colocar um plástico no fundo e que suba as laterais, caindo para fora.Isso é para facilitar a remoção dela depois de pronta.



Ingredientes:



1 pão de ló ou bolo de chocolate de sua preferência.Cortar em pedaços bem finos, menos que 1cm e ir acomodando no fundo da forma, cobrindo os espaços.Reservar.



Mousse de Chocolate:



300g de chocolate meio-amargo, picados grosseiramente

200g de creme de leite (1 caixa)

200g de chantilly gelado (usei o chanty mix da Amélia) (1 caixa)

1 colher (sopa) rasa de gelatina incolor e sem sabor

3 colheres de água para hidratar a gelatina

Rum ou essência de rum a gosto

Essência de baunilha a gosto



Preparo :



Colocar todos os ingredientes à sua frente, menos o chantilly que deve ficar na geladeira e depois ir para o freezer por umas 2 ou 3h, aproximadamente, quando então será batido na batedeira ou com o fuê, tipo de batedor de arame.Bater até bem firme e levar à geladeira.Reservar.

Hidratar a gelatina sem sabor em água por uns segundos e levar ao micro por 15 segundos em PM (potência média) ou até dissolver por completo.Mexer bem e reservar.

Derreter o chocolate no microondas em PM (potência média) a cada 30 segundos, mexendo sempre que sái do micro até derreter todo.Cuide para não passar do ponto, e se surgir algum pedacinho no final, diminua o tempo para 15 segundos.Esfriar um pouco.Juntar o creme de leite mexendo sempre até homogeneizar.Aos poucos ir acrescentando as colheradas de chantilly, revolvendo até incorporar e assim ir juntando devagar até misturar tudo.Conte com a ajuda de alguém para, lentamente, ir despejando a gelatina já diluída, enquanto você vai rapidamente mexendo para não criar grumos.Você misturando rápido enquanto o restante dela for despejado.Cuidado , esse passo é importante.Depois é só acrescentar o rum ou a essência e a baunilha, não deixando de mexer logo.Colocar essa mousse em cima do bolo de chocolate, cortado em camada bem fina.

Levar à geladeira para firmar.





Mousse de Maracujá:



2 caixas de gelatina de maracujá (uso só da Oetker)

250 ml de água fervente para dissolver a gelatina (usar o copo medidor)

1 caixa de creme de leite (200g)

1 caixa de chantilly gelado (usei o chanty mix da Amélia) 200g

6 colheres de leite condensado

1/2 copo de suco de maracujá



Preparo:



Ao bater o chantilly, ele já deveria estar na geladeira por várias horas , ou de 1 dia para o outro e daí para o freezer por 2h aproximadamente.Gelado, bater na batedeira ou no fuê, batedor de arame, até que se torne bem firme.Levar à geladeira.

Diluir as gelatinas na água fervente e mudar para uma outra vasilha.Reservar enquanto esfria um pouco.Numa tijela grande colocar o creme de leite, o leite condensado, o suco de maracujá, mexendo com uma colher de pau o bastante para unir tudo.Junte à essa mistura a gelatina dissolvida, sempre mexendo e aos poucos o chantilly deve ser adicionado, às colheradas, e a cada adição uma mexida para incorporar lentamente todos os ingredientes.Pronta a mousse de maracujá, despejá-la por cima da mousse de chocolate, que já deve ter firmado na geladeira.Espalhe bem com uma colher e volte à geladeira.





Cobertura de Maracujá:



Em uma panela juntar a polpa de 1 maracujá grande, mais 1/2 copo de suco de maracujá, mais 1 copo e meio de açúcar cristal. Ferver um pouco até que essa calda comece a engrossar só um pouquinho.Desligar o fogo e passar pela peneira, separando o suco do maracujá das sementes.Esfriar essa calda.Ela não deve ficar depois de fria, muito espessa...Apenas um tipo de geléia, fácil de espalhar.Uma outra opção é usar menos açúcar, deixando de ser uma calda e engrossar com um pouco de maizena.Eu optei por uma calda rala.Colocar na geladeira.



Montagem:



Levar a torta para o freezer por umas 3 a 4 hs, afim de ficar firme e fácil de retirar da forma.Com cuidado, puxar o plástico para fora da forma, ir retirando o plástico e colocando a torta no local em que ela ficará.Com uma colher jogar a calda em cima da mousse, tendo o cuidado de não deixar escorrer pelas laterais...ou deixar, sim, escorrer para dar um visual mais natural e também decorativo.Coloque as sementes em vários pontos da torta. Está pronta!...Viu...? Não é difícil !...Mas, são duas mousses!...E, o dia...merece!...E outro detalhe : essa receita é dobrada...! E seu rendimento é de 30 a 32 pedaços!...

Nenhum comentário: