Powered By Blogger

domingo, 18 de dezembro de 2011

Torta de limão e chocolate

Para a massa eu usei:


200g (um pacote) de Biscoito tipo Maria

3/4 de xícara de Castanha do Pará

05 colheres de sopa bem cheias de manteiga amolecida





Coloquei o biscoito e a castanha toda no processador e deixei até fazer uma farofa grossa, que é pra ficar mais crocante. Em seguida coloquei a manteiga bem amolecida (não líquida!) e pulsei pra incorporar. Não fica uma massa mesmo, fica meio que uma farofa grudadona. Pode ser que precise de um pouquinho mais de manteiga, mas não se desespere, depois a massa vai pegando forma a medida que você for apertando na forma.





Coloquei em forma de fundo removível e fui moldando com as mãos. Depois levei ao forno pré aquecido a 180º por 10 minutos.





Eu tenho duas formas de 18cm de diâmetro e essa receita rendeu uma forrada no fundo e laterais e a outra só fundo - que está guardadinha ali esperando um boa utilidade no final da semana.





Para a Ganache de Chocolate usei:

200g de chocolate amargo (55% cacau)

02 colheres de sopa de creme de leite

02 colheres de sopa de leite (ou pode colocar mais creme de leite)

02 colheres de sopa de conhaque





Derreti o chocolate no microondas e acrescentei os outros ingredientes até ficar um creme bem homogêneo e liso (gostoooooso!). Coloquei essa ganache sobre a massa (já fria) e deixei na geladeira enquanto preparava o recheio de limão.





Para a Mousse de Limão usei:

200ml de sumo de limão (usei Thaiti)

01 lata de leite condensado

01 lata de creme de leite (tirei a quantidade da ganache e usei o restante)

01 envelope de gelatina incolor sem sabor hidratada





Coloquei tudo no liquidificador e deixei bater bem para ficar aerado. A gelatina foi por último, depois que já estava quase no ponto (hidratei em 03 colheres de sopa de água e levei ao microondas por 18 segundos em potência média).

Aí é só colocar por cima da ganache de chocolate, decorar com raspas de limão e/ou chocolate e deixar na geladeira por no mínimo 03 horas para ficar com a consistência ideal.









Comentários:


Nenhum comentário: